Minas Gerais retoma liderança na geração solar distribuída do Brasil

Estado se aproxima de 3 GW em capacidade instalada e volta a ultrapassar São Paulo no ranking nacional da modalidade.

MG volta ao topo no Ranking Nacional de Geração Solar Distribuída (GD). | Foto: Freepik

Minas Gerais recuperou sua posição de destaque no setor de geração solar distribuída (GD) no Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Após ser ultrapassado por São Paulo no início de 2023, o mercado em Minas Gerais reassumiu a liderança nacional. Além disso, está próximo de atingir a marca de 3 GW em capacidade instalada nessa modalidade.

Em Minas Gerais, existem 248 mil sistemas fotovoltaicos que beneficiam 329 mil consumidores. Esses números somam uma potência operacional de 2,98 GW na GD solar. Em contraste, São Paulo possui 2,97 GW, porém lidera em termos de conexões e unidades consumidoras, com 342 mil e 378 mil, respectivamente.

Em Minas Gerais o consumo é predominante na área comercial e residencial, com capacidade instalada superior a 1 GW, superando as instalações rurais (673 MW) e industriais (178 MW).

O município líder no estado é Uberlândia, com 128 MW de potência operacional em GD Solar, ocupando a quarta posição no ranking nacional de cidades, atrás apenas de Florianópolis (SC), Brasília (DF) e Cuiabá (MT).

Retomada de análises de projetos de Energia Solar

Para o diretor de relações institucionais da Genyx e coordenador da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) em Minas Gerais, Bruno Catta Preta, a recuperação da liderança do estado é consequência da retomada das análises para novas instalações de energia solar pela Cemig, após meses de suspensão.

“Essa suspensão das ligações resultou não apenas na liderança do ranking, mas também no fechamento de várias empresas, principalmente no norte de Minas. Agora, com a retomada, rapidamente o estado recuperou a ponta. Novos projetos continuam sendo anunciados todos os meses, colocando Minas Gerais no caminho para se tornar um dos polos mundiais de produção de energia limpa”, disse Catta Preta.

Siga a Gama Solar nas redes sociais e acompanhe tudo sobre Energia Solar:

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/gamasolar/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/gamasolarenergia/

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/gamasolar/

Posts Similares