Geração solar registra 35 recordes de produção em Agosto e Setembro

Os dados foram registrados pelo SIN entre o 1° dia de agosto até 18 de setembro

Foto: Gama Solar

Entre agosto e setembro, 35 novos recordes de geração solar fotovoltaica foram registrados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esses marcos foram identificados e anunciados pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelos subsistemas Nordeste e Sudeste.

O atual recorde de geração instantânea (pico de geração) no SIN ocorreu em 18 de setembro, às 12h30, atingindo 22.810 MW, o que corresponde a 27% da demanda nacional naquele momento.

Em agosto, a geração de energia solar superou os recordes em 20 ocasiões, com 15 delas alcançando níveis cada vez mais altos. A maior média foi registrada em 11 de setembro, atingindo 7.434 MW, equivalente a 10% da demanda total do país para aquele dia.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o comportamento do subsistema foi semelhante, com recordes em produção nos mesmos perfis e datas. Em 18 de setembro, o SE/CO registrou um novo recorde de geração solar instantânea, atingindo 11.914 MW às 11h31, representando 24,1% da demanda.

A média também alcançou seu limite superior em 11 de setembro, com 3.814 MW médios na região. Os recordes de geração solar fotovoltaica no Nordeste ocorreram no início de setembro e no final de agosto.

No primeiro recorde do mês atual, a geração na região atingiu 7.617 MW às 11h34, o que equivale a 59,7% da carga necessária naquele momento.

Siga a Gama Solar nas redes sociais e acompanhe tudo sobre Energia Solar:

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/gamasolar/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/gamasolarenergia/

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/gamasolar/

Em relação à produção solar média, o maior volume ocorreu em 25 de agosto, com 2.557 MW médios, representando 20,3% da demanda. O ONS destaca que a matriz elétrica brasileira possui 85% de sua capacidade proveniente de fontes renováveis, com um aumento significativo da energia eólica e solar no futuro próximo.

Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS, afirma: “A maior inserção de fontes renováveis na matriz representa uma solução de energia limpa e acessível, um elemento fundamental para a transição energética justa que estamos trabalhando para fornecer à sociedade”.

Posts Similares