Energia solar bate recorde de geração de energia em junho
Em 02 de junho, a fonte atingiu o valor médio diário de 5.444 MWmed.
A energia solar continua quebrando recordes no Brasil. Em 02 de junho, atingiu uma média diária de 5.444 MWmed no Sistema Interligado Nacional (SIN), representando 7,5% da carga.
Durante uma hora específica, entre 11h e 12h, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou um recorde de geração solar média de 17.542 MWmed, correspondendo a 22,8% da carga do SIN.
O ONS divulgou essas informações durante a última reunião do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) em 14 de junho.
Além disso, o Operador apresentou as perspectivas para a operação do SIN, indicando que, no cenário mais conservador, o que se espera é alcançar o terceiro melhor armazenamento da história até o final do mês de novembro, com percentuais entre 59% e 73,5%.
No final de maio, os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte registraram armazenamentos incríveis equivalentes a 86,2%, 81,9%, 89,1% e 98,4%, respectivamente. Para o SIN como um todo, o armazenamento no final de maio foi de 87,1%, conseguindo atingir os melhores níveis dos últimos 12 anos.
Siga a Gama Solar nas redes sociais e acompanhe tudo sobre Energia Solar:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/gamasolar/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/gamasolarenergia/
LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/gamasolar/
Durante a reunião, informaram ao comitê sobre o início da configuração do fenômeno El Niño em junho. No Brasil, isso geralmente está associado a temperaturas acima da média no Centro-Sul do país e a um aumento da precipitação na região Sul, especialmente durante a primavera (que dura entre Setembro a Dezembro). Além disso, o período de monitoramento de queimadas nas linhas de transmissão dos subsistemas Norte e Nordeste também teve início devido ao clima seco nessas regiões.