Cemig e setor solar discutem alinhamento técnico para evitar reprovações de projetos
Associações encaminham documento exigindo uma melhor atuação da distribuidora na avaliação dos projetos de energia solar.
No dia 18, representantes de entidades ligadas à energia solar se reuniram com a Cemig para discutir reprovações de projetos fotovoltaicos em Minas Gerais. O encontro resultou de audiências públicas, após reclamações de consumidores que desejam gerar energia solar.
Participaram entidades como ABSOLAR, ABGD, Crea-MG, MSL e Inel. Um acordo foi proposto, focando em projetos de até 75kW. Além disso, solicitaram que a Cemig não limite a instalação de pedidos de minigeração em todo o estado de Minas Gerais. A Cemig tem 15 dias para responder ao acordo proposto. Caso não o faça, medidas administrativas e judiciais serão tomadas.
A expectativa das entidades é que a concessionária aceite os termos iniciais propostos pelas associações.
Ressalvas
O documento enviado à Cemig, elaborado pelo MSL e apoiado por outras associações setoriais, apresenta duas ressalvas. A primeira exige que, se a concessionária reprovar pareceres de acesso devido a fluxo reverso ou inversão de fluxo, os laudos relacionados às reprovações devem cumprir requisitos específicos, incluindo a assinatura de um engenheiro eletricista com ART, dados detalhados da subestação, informações sobre curto-circuito e um diagrama unifilar.
A segunda ressalva enfatiza que a distribuidora deve seguir as diretrizes da Resolução 1.000/2021, garantindo opções para o fluxo ou reversão de potência aos consumidores, além de não limitar a conexão dos sistemas apenas durante a noite e não impor custos adicionais aos consumidores.
Você pode conferir o documento completo neste link.
Fonte: Canal Solar
Siga a Gama Solar nas redes sociais e acompanhe tudo sobre Energia Solar:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/gamasolar/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/gamasolarenergia/
LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/gamasolar/