Brasil foi o 4º país que mais acrescentou energia solar no mundo em 2022
Fonte fotovoltaica adicionou 240 GW ao longo do ano passado em todo mundo, segundo estudo da IEA
No setor de Energia Solar, o Brasil tem motivos para comemorar. Segundo a IEA (Agência Internacional de Energia), o país foi o 4º que mais acrescentou energia solar no mundo em 2022, com a instalação de 9,9 GW de potência. Esse número representa quase o dobro do que foi registrado no país no ano anterior, o que mostra um grande avanço na utilização da fonte fotovoltaica.
Ao longo do ano passado, a energia solar cresceu em todo o mundo, com a adição de 240 GW de capacidade instalada. Isso fez com que a capacidade global acumulada atingisse a marca dos 1,2 TW. A China ficou em primeiro lugar, com acréscimo de 106 GW de potência no período.
Os 27 países que compõem a União Europeia, por sua vez, juntos acumularam 39 GW de potência instalada, com destaque para a liderança da Espanha, que instalou 8,1 GW, seguida pela Alemanha, com 7,5 GW, Polônia, com 4,9 GW, e Holanda, com 3,9 GW.
Nos Estados Unidos, o mercado solar contabilizou um acréscimo de 18,6 GW de potência instalada em 2022, enquanto a Índia ficou logo atrás, com 18,1 GW.
A análise da IEA destaca que a alta nos preços das tarifas de energia em vários países do mundo, sobretudo no Brasil e na Europa, reforçaram ainda mais a competitividade da energia solar, o que tem gerado iniciativas e interesse da sociedade para acelerar a utilização da fonte.