Brasil foi o 4º país que mais acrescentou energia solar no mundo em 2022

Fonte fotovoltaica adicionou 240 GW ao longo do ano passado em todo mundo, segundo estudo da IEA

Foto: Unsplash | Adaptação: Gama Solar

No setor de Energia Solar, o Brasil tem motivos para comemorar. Segundo a IEA (Agência Internacional de Energia), o país foi o que mais acrescentou energia solar no mundo em 2022, com a instalação de 9,9 GW de potência. Esse número representa quase o dobro do que foi registrado no país no ano anterior, o que mostra um grande avanço na utilização da fonte fotovoltaica.

Ao longo do ano passado, a energia solar cresceu em todo o mundo, com a adição de 240 GW de capacidade instalada. Isso fez com que a capacidade global acumulada atingisse a marca dos 1,2 TW. A China ficou em primeiro lugar, com acréscimo de 106 GW de potência no período.

Os 27 países que compõem a União Europeia, por sua vez, juntos acumularam 39 GW de potência instalada, com destaque para a liderança da Espanha, que instalou 8,1 GW, seguida pela Alemanha, com 7,5 GW, Polônia, com 4,9 GW, e Holanda, com 3,9 GW.

2022 representou um grande avanço pro setor. Foto: IEA

Nos Estados Unidos, o mercado solar contabilizou um acréscimo de 18,6 GW de potência instalada em 2022, enquanto a Índia ficou logo atrás, com 18,1 GW.

A análise da IEA destaca que a alta nos preços das tarifas de energia em vários países do mundo, sobretudo no Brasil e na Europa, reforçaram ainda mais a competitividade da energia solar, o que tem gerado iniciativas e interesse da sociedade para acelerar a utilização da fonte.

Brasil segue sendo destaque no mundo na geração de Energia Solar. | Foto: IEA

Posts Similares