Brasil é 4º país do mundo com mais empregos em energia solar
Fonte fotovoltaica segue como a renovável com mais postos de trabalho no mundo e com a maior participação de mão de obra feminina.
O Brasil conquistou a quarta posição em empregos no setor de energia solar em 2022, de acordo com pesquisa da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Encerrando o ano com um contingente de 214 mil trabalhadores no mercado fotovoltaico, o país ficou atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos nesse quesito.
O estudo revela que a energia solar fotovoltaica é a segunda maior geradora de empregos no campo das energias renováveis no Brasil, superando a energia hídrica e eólica, e ficando atrás apenas do setor de biocombustíveis.
- Biocombustíveis: 856 mil empregos
- Energia solar fotovoltaica: 214 mil empregos
- Energia hídrica: 194 mil empregos
- Energia eólica: 68 mil empregos
- Energia solar térmica: 41 mil empregos
Esses números evidenciam o crescimento do setor solar no país e seu impacto positivo na geração de empregos em energia limpa.
Países com mais empregos em energia solar:
- China: 2,76 milhões
- Índia: 281,4 mil
- EUA: 264 mil
- Brasil: 241 mil
- Japão: 127 mil
Participação de mulheres na força de trabalho:
Segundo a pesquisa da Irena, no setor de energia solar fotovoltaica, as mulheres representam 40% dos empregados, quase o dobro dos mercados de energia eólica e gás, onde a representatividade feminina é de 21% e 22%, respectivamente.
Além disso, o setor solar supera a média de 32% de participação feminina em energia renovável. De acordo com o estudo, as mulheres também têm uma forte presença em cargos administrativos, ocupando 58% dessas posições. Isso reflete o crescente papel das mulheres na indústria solar e seu destaque em funções-chave.
Siga a Gama Solar nas redes sociais e acompanhe tudo sobre Energia Solar:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/gamasolar/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/gamasolarenergia/
LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/gamasolar/