É possível financiar 100% do valor das placas solares e simplesmente trocar o valor atual da conta de luz pelo valor da parcela – e após quitar a dívida, ver a conta cair em até 90%. Saiba para quem o financiamento de placas solares vale a pena.

Materia: Seu Dinheiro. Escrita por: Julia Wiltgen

Entrega de Certificado para nosso cliente Tindô, da cidade de Engenheiro Navarro / MG. Foto: Gama Solar

A instalação de painéis solares serve para derrubar o seu consumo de energia elétrica na conta de luz, valendo muito a pena, diminuindo em até 90% na sua fatura mensal. Apesar de ser extremamente vantajoso, requer um investimento inicial, que é possível ser feito com a possibilidade de financiar até 100% do valor. E, para algumas pessoas, o financiamento pode ser especialmente vantajoso. Isso porque, dependendo do seu perfil de crédito e do valor da conta de luz, pode ser possível simplesmente substituir a conta pela parcela do financiamento.

Em outras palavras, a conta de luz é tão reduzida que, junto com a prestação, o valor fica mais ou menos o mesmo que você já pagaria pela energia elétrica caso não adotasse a geração solar. Para o seu orçamento, continua na mesma.

Julia Wiltgen

Após finalizar as parcelas do financiamento – que geralmente chega a ser entre 3 a 5 anos – a pessoa passa a ter aquela economia mensal de 90% de sua conta, por todo o restante da vida útil dos equipamentos, que em geral varia de 25 a 30 anos. Nesse caso, a economia dura mais de 20 a 25 anos.

Para saber se o investimento em Energia Solar é algo que pode ser vantajoso, uma “regra geral” recomendada é que apenas em locais onde o consumo seja partir de cerca de R$ 300, fazendo com que o investimento seja algo realmente rentável.

Após aprovação do Marco Regulatório, o melhor é investir agora.

Em Bocaiuva, o Engenheiro e Diretor Comercial da Gama Solar, Anderson Veloso, ressalta que 2022 é o ano “impar” para que quem almeja se livrar das altas contas de luz e também ficar livre da ‘taxação do sol’, que será cobrada a partir do ano que vem (2023).

No entanto, o novo marco prevê um período de transição. Pioneira em Bocaiuva e região na produção e venda de energia fotovoltaica, a Gama Solar se consolida no mercado.

Anderson enfatiza que na microrregião Portal do Norte e outras cidades de Minas Gerais, área de atuação da empresa, centenas de comércios, empresas e residências já desfrutam da energia limpa e de baixo custo. Nesse sentido, o texto estabelece que as regras atuais para o segmento, previstas na Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), serão mantidas até 2045 para quem já tem projetos de micro e minigeração instalados, e também para novos pedidos feitos nos próximos 12 meses.

Posts Similares