Brasil ultrapassa 30 GW de energia solar em operação
Somente em 2023, foram pouco mais de 5 GW acrescentados pela fonte no Brasil
Nos últimos dias, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a operação comercial de novas usinas de geração centralizada, impulsionando a capacidade operacional da energia solar no Brasil para mais de 30GW.
Atualmente, o país acumula cerca de 30,4 GW de capacidade, considerando tanto os empreendimentos de grande porte quanto os sistemas de micro e minigeração distribuída.
De acordo com a Agência, a energia solar teve um crescimento de aproximadamente 20% desde o início do ano, passando de 25,2 GW na primeira semana de janeiro para os atuais 30,4 GW.
No segmento de micro e minigeração distribuída, já foram instalados 21,05 GW de potência, com mais de 1,93 milhão de conexões registradas desde o início da expansão da energia solar no país.
No momento, as usinas de grande porte estão operando com uma capacidade de 9,34 GW, distribuídos entre pouco mais de 18,1 mil empreendimentos. Além disso, o setor tem uma previsão de mais de 107 GW que entrarão em operação através de usinas em construção ou com processos de constituição ainda não iniciados.
Segundo Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o crescimento da energia solar fortalece a posição sustentável e o protagonismo do Brasil no cenário internacional. Além disso, traz alívio financeiro para as famílias e aumenta a competitividade dos setores produtivos nacionais.
Sauaia ressalta que a energia solar é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país. Ele destaca especialmente a oportunidade de utilizar essa tecnologia em programas sociais, contribuindo para a redução dos gastos do governo com energia elétrica e permitindo que mais recursos sejam direcionados para investimentos em áreas como saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade.
Siga a Gama Solar nas redes sociais:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/gamasolar/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/gamasolarenergia/
LINKEDIN: https://www.linkedin.com/in/gamasolar/