Cerca de 50% dos respondentes dizem que gastaram mais com energia elétrica no último ano, diz pesquisa da EY

Em todo o mundo, apenas 15% dos consumidores estão satisfeitos com o preço da energia. Foto: Gama Solar

Uma pesquisa realizada globalmente sobre a satisfação dos consumidores com o mercado de energia apontou que 89% dos respondentes estão interessados em energias renováveis e autoprodução para reduzir a dependência dos fornecedores tradicionais.

A conclusão faz parte do Energy Consumer Survey, produzido pela EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo. Foram entrevistados 70 mil consumidores residenciais de 18 países, como Brasil, China, Alemanha, França, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Segundo a pesquisa, o número de consumidores que consideram instalar energia solar no telhado quase que dobrou no período (2021 x 2022), assim como aqueles que consideram comprar um veículo elétrico.

Gasto com energia

Cerca de 50% dos consumidores dizem que gastaram mais com energia elétrica no último ano, e mais de um terço deles acreditam que estão em situação de pobreza energética, o que significa dedicar pelo menos 10% da renda para eletricidade e/ou gás natural. Trazendo para o cenário do Brasil, 85% dos consumidores afirmam que estão tomando medidas para diminuir o consumo de energia. Já 84% priorizam decisões com foco na redução dos custos com energia.

Em todo o mundo, apenas 15% dos consumidores estão satisfeitos com o preço da energia e a acessibilidade em termos financeiros. Apenas 22% responsabilizam as tensões geopolíticas, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, pelo aumento dos preços de energia. E, para 35% dos respondentes, o motivo está nas fornecedoras de energia, que elevaram os preços para obter receitas maiores.

O estudo contou com amostra diversificada em termos de idade e renda, com 18 anos no mínimo e com 75% dos respondentes constando como os pagadores ou titulares da conta de energia. No Brasil, foram entrevistadas pouco mais de duas mil pessoas entre abril e maio do último ano.

Autor: Wagner Freire | Fonte: Canal Solar

Posts Similares